quarta-feira, 10 de março de 2010

DIÁRIO DA PROFISSÃO

Internet: ferramenta ou não de trabalho?

Poderia mencionar um caso que aconteceu hoje na empresa, mas prefiro resguardar as fontes e o que aconteceu com elas. Mas o que aconteceu reforça o questionamento do uso da Internet. Na minha humilde opinião não existe questionamento. Acredito que a Internet seja uma ferramenta sim de trabalho. O único problema está nas pessoas, naquele, como dizem, robozinho que digita o que quer, navega aonde quer e principalmente, faz o que quer. Esse é um ponto chave: fazer o que quer. O corte da Internet ou até mesmo a proibição do seu uso não vai me fazer produzir mais se eu não quero. Vou acabar ocupando meu tempo com outras coisas que não sejam virtuais. Quando chego de manhã na empresa acesso os principais sites de notícias e isso já ajudou muito no meu trabalho. Quando estou produzindo um texto longo, complexo e chato, busco dar uma relaxada acessando estes mesmos sites. Depois do almoço também acesso, pois num intervalo de duas horas muita coisa pode acontecer. Deixo de fazer o meu trabalho? Nem pensar! Muito pelo contrário!!

Cada caso é um caso, mas todos acabam sofrendo as consequências. Me indigna a injustiça. Não à injustiça da empresa colocar regras a todos, mas ao fato de muitas pessoas passarem horas na Internet descaradamente, deixando de fazer o seu trabalho e entupindo os outros com trabalho que na verdade era seu. Exemplo: “estou atolado de coisas” quando na verdade estar atolado é sinônimo de várias janelas do Explorer abertas na tela do computador. Quantas vezes já presenciei isso e fui vítima disso. Hoje vejo muitas vítimas. Mas são estas pessoas que nos rotulam de maus usadores da Internet. Socorro, não quero me isolar do mundo!!! Isso me lembra o 11 de setembro, quando celulares não podiam ser usados em sala de aula. Um colega que usou recebeu uma ligação de um amigo que estava em Nova Iorque no momento da queda das Torres. Antes mesmo de ter contato com algum meio de comunicação tivemos a notícia. Errado usar telefone em sala de aula? Essa bobagem pode custar a vida de uma pessoa. E custou!!!!

Bom senso é a palavra chave!!! Todos temos que ter bom senso ao acessar uma página na Internet ou até mesmo quando iremos atender o celular seja durante a aula ou a trabalho. Deixar de trabalhar para ficar na Internet não tem cabimento. Encher os outros de trabalho, pois estou “ocupado” também não eras. Vamos trabalhar e ponto. Trabalhando, o uso da Internet não será nem percebido. Se as queixas não chegassem aos ouvidos dos superiores, o uso da Internet não será um incômodo aos outros e muito menos uma proibição. Conclusão: Trabalhe!!!!! E use Internet apenas para se manter informado do que acontece no mundo! Orkut não vale!!!!