quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DIÁRIO DA PROFISSÃO


Hummm...

Como eu sempre digo por aqui, existem matérias que dão prazer em fazer. A de hoje, por exemplo, me engrandeceu os olhos e com certeza irá engrandecer o estômago. Muitas pessoas nem tem conhecimento do que vou falar. Já outras vão achar totalmente familiar. É a famosa schmier!!! A schmier é um doce cuja popularidade é tremenda na nossa região, onde predomina a influência germânica. Para comparar com a schmier, apenas um doce, a geléia. Mesmo assim existem muitas diferenças. A schmier é mais doce e suas frutas são trituradas. Quem gosta de comer frutas em pedaços no pão pode não gostar da schmier. Esqueci de explicar que a schmier é um doce para passar no pão e pode ser acompanhada de nata ou requeijão (delícia).

Visitei a Loiva Petry, em Presidente Lucena. Ela domina a arte de produzir schmier desde criança. Afinal, seus pais faziam em casa e fundaram a Schmier Petry, outra empresa muito conhecida. Mas foi ela que agregou as fruras à mistura. Até então se consumia apenas a colonial, feita a base de cana e batata doce.

Depois de uma conversa muito agradável e visita à empresa, ela me presenteou e ao meu colega com uma schmier de cada tipo. Voltei pra casa de caixa (rsrsrsrsrs). Ainda não consegui provar, mas estou ansiosa. Matérias assim podem acontecer muitas vezes, pois são muito bem vindas!!!!