terça-feira, 11 de agosto de 2009

Diploma em discussão

A obrigatoriedade do diploma é uma discussão que nunca sairá de pauta. Enquanto existem jornalistas diplomados e não diplomados, esta diferenciação tramitará incansavelmente entre eles. Acompanho sempre o informativo do site Comunique-se destinado a nós, jornalistas. No final de julho foi publicado informativo levando a tona a criação de uma associação pelo movimento que defende o fim do diploma. É a Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ), que pretende filiar jornalistas diplomados ou sem formação superior na área. A associação terá representatividade em todo o território nacional, com 43 membros eleitos na Assembléia realizada no dia 26. O artigo traz uma crítica às faculdades de Jornalismo alegando que são caça-níqueis.
Caça-níqueis ou não, eu passei por este processo de formação, o que me foi muito útil. Acredito que minha formação me abriu muitas portas e me dá algo que eu não teria se não fosse ela. A credibilidade da formação é adquirida por poucos, mas deve ser levada em conta. Passamos quatro a cinco anos numa faculdade em busca de novos conhecimentos que nos enriquecem como pessoas e principalmente profissionais. Simplesmente exercer a profissão não é tão fácil. Que valor se atribui a um profissional quando este não precisa buscar formação para desempenhar uma tarefa? Minha opinião sincera? Está acontecendo a banalização da profissão. Quero ver alguém se manter nesta realidade.