segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MATÉRIA LEGAL






Blogues são fonte de informação e entretenimento

Os blogueiros estão tomando conta da rede. A cada dia, centenas de blogs estão sendo criados por diferentes personalidades e muitos deles se tornam líderes de acessos pelos seus temas variados e muitas vezes curiosos.
Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O blog se caracteriza como um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos ou “posts”. Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos em função das facilidades que oferecem aos blogueiros. Eles disponibilizam ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML, indispensável para a construção de sites.
Um blog típico combina texto, imagens e links. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. O Blogger, famoso site de hospedagem, está completando 10 anos e o Google, dono do serviço desde 2003, divulgou alguns dados sobre seu uso. De acordo com informações do Google, o Brasil já é o segundo País com maior número de blogs perdendo apenas para os Estados Unidos. Em seguida aparece a Turquia, Espanha, Canadá e Reino Unido, respectivamente. Por minuto, 270.000 palavras são postadas no Blogger.com.

Interação é o segredo do sucesso

Alguns blogs são destaques na rede e acessados por centenas de pessoas por dia. Este é o caso do Ah!Tri Né!. Criado por Dani Koetz, que iniciou como blogueira escrevendo para vários blogs de temas diferenciados, inclusive de marcas, como ela mesma define. Segundo ela, o Ah! Tri Né! surgiu numa época em que as caixas dos e-mails eram limitadas. “Muita gente não recebia as coisas que eu mandava. Resolvi colocar tudo em um blog para não lotar as caixas de entradas dos amigos”, recorda. E esta foi a proposta inicial de Dani, evitar lotar as caixas de entrada dos amigos, mas criando um blog sem pretensão e linha editorial. E é assim que o blog se mantém até os dias de hoje. “Gosto de me sentir livre para postar tudo que vier à cabeça, o assunto q for”. A única que Dani não topa é fazer propaganda de blogs de download e afins. “Também não publico pornografia nem nada no estilo”.
Dani confessa não ter uma meta traçada, mas acha importante manter a relação que construiu com os leitores e anunciantes. “Talvez o maior objetivo do ATN seja mesmo se manter entre os tops, os blogs de referência”.
Na opinião da blogueira, as pessoas estão vivendo em uma época única que segundo ela, é o início de uma revolução na área da comunicação. “Talvez os blogueiros sejam os maiores incentivadores de produção e compartilhamento de conteúdo digital”. Dani acredita muito no potencial das redes tanto como para branding pessoal para as marcas. “Fazendo bem, todo mundo sai ganhando”.

FONTE DE RENDA

Em muitos casos, o blog pode ser até uma fonte de renda, quando visto desta forma. Dani conta que conhece muitos casos em que os blogueiros profissionais mantêm um excelente padrão de vida em função dos seus blogs. Segundo ela, existem diversas formas de se monetizar o blog. “Basicamente por venda de espaços publicitários, nacional e internacionalmente. No meu caso, também trabalho com os estudos de práticas de mercado e comportamento para marcas, trabalhando com consultoria e criação de ações para branding”.
Quanto à divulgação, Dani assegura que a própria rede é a melhor forma de divulgação. “Ser citado em outros blogs, participar de campanhas e ser ativo no mundo online são as melhores formas de divulgar o conteúdo. O Twitter garante boa parte dos acessos”.
Para quem está pensando em criar um blog, Dani dá a dica: “crie da sua forma”. Ela acredita que a internet tem espaço para todos independente de interesses. “Não existe assunto chato. Sempre vai haver alguém lendo o que você escreve mesmo que você não se considere um grande escritor”. Para ela, a grande sacada do meio é a interação. “Se você não interagir com seu público, com outros editores, você estará fora. Interaja”.